Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O que há por traz do chamado terceiro setor?




Quanto Vale ou é por Quilo?


Quando li o livro "O Consenso de Washington", de Paulo Nogueira Batista, que relatava entre outros dados importantes, qual era a missão dos ex-presidentes Collor e depois de Fernando Henrique e qual era a estratégia para implantar o projeto neoliberal no Brasil, vi claramente qual era o papel do chamado terceiro setor e quem estava por trás dessa trama. As ONGs serviriam de contexto político para substituir, na prática, o militante pelo voluntário, como se os problemas sociais fosse algo a ser superado com benevolência ou caridade. Nem precisa dizer qual foi o papel do PIG - Partido da Imprensa Golpista, precisa? Durante anos ouvimos, lemos e assistimos que bom mesmo era privatizar tudo. Passados alguns anos, ao ler o livro "A Privataria Tucana" sabemos o que ocorreu e quanto custou. A ordem era privatizar a qualquer custo.

Feito isso, tive um importante contato através de uma amiga de Americana, com o livro "Terceiro e Setor e Questão Social" de Carlos Montaño, que após uma pesquisa de 300 anos na história do Brasil, o autor, que é Professor na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, chega a conclusão que esse termo terceiro setor, tinha origem, destino e principalmente objetivo, ou seja: substituir o Estado em suas funções sociais, com o argumento que o mesmo estava quebrado e para isso era necessário que a sociedade organizada intervisse na situação. Vale ressaltar que tudo isso acontecia com o forte argumento de que tudo que público era do mal e tudo que era privador era do bem. Daí nasce a tese da necessidade da privatização.

Porém, se algo que deve ser divulgado é o filme "Quanto Vale ou é Por Quilo?". Simplesmente um filme polêmico e esclarecedor sobre essa temática, que nada tem a ver com as ONGs que nasceram dos movimentos sociais da década de 80, ou ainda aquelas que foram criadas a partir de um contexto social e com a participação da própria comunidade. Estou me referindo as INGs: Indivíduos-não-Governamentais, que usam as ONGs e o dinheiro público para resolverem seus próprios problemas. Quem não conhece alguém que é dono de uma ONG, de uma OSCIP ou ainda de uma Cooperativa? Caso alguém não conheça me fale que apresento algumas dessas pessoas. Posso garantir que não tenho o menor interesse em ter uma ONG e sim organizar as pessoas em seus espaços para que reivindiquem e conquistem seus direitos.

O filme em questão, foi produzido por Sergio Bianchi em 2005 e postado por Carlos Lima.

Clique no link para assistir:
:

:


Um comentário:

  1. Maria Helena22 agosto, 2013

    As pessoas ou a sociedade civil em geral necessita entender e os contextos políticos dentro de uma sociedade organizada.Através das leituras e educação.A importância destes espaços interativo.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post