Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sábado, 24 de agosto de 2013

Que sociedade temos e que sociedade queremos?

Fonte da Imagem: http://sublimeperfumes.blogspot.com.br


Quando olho para trás e vejo os anos passarem, só me dou conta disso quando olho no espelho e vejo as marcas do tempo, pois estou tão envolvido com a vida que nem dá tempo de ver o tempo passar. Sinto um orgulho danado de ter feito parte daquela turma de trabalhadores que desciam a Via Anchieta em São Bernardo do Campo ou ainda que se encontravam em frente à Bratemp para descer em passeata até o Paço Municipal. É como um filme, onde de alguma forma fazemos parte, não só do enredo, mas principalmente do elenco.

Naquele momento, jamais imaginaríamos que trinta e três anos depois, o Partido que ajudamos a criar governaria o país, centenas de cidades e alguns estados. O Partido criado com base nas lutas populares, na Teologia da Libertação e principalmente na luta dos trabalhadores cresceu e como todo processo de crescimento provou e prova de sonhos, mas também de alguns dissabores.

É utopia sonhar com uma sociedade igual para todos? É possível chegar a isso num país capitalista, de condições desiguais, apenas com algumas reformas? Quando se chega aos governos, consegue-se construir valores que seduzem a população? Afinal, que sociedade temos e que sociedade queremos?

Toda vez que tento responder perguntas desse tipo, me pego fazendo uma crítica profunda ao poder e principalmente de como quem chega a ele se comporta e aí, nem que seja por alguns minutos, me considero um discípulo de Bakunin, o pai do anarquismo e quando ouço o Sergio Cortela dizer “que o poder foi feito para servir e que todo poder, que ao invés de servir se serve é um poder que não serve”, fico mais convencido de que se o poder, no partido, nas instituições, na sociedade e principalmente no Estado, como concepção ampla, não tiver uma causa humanista que traga o ser humano como centro e isso possa servir de justificativa, será um poder apenas para servir a quem o está disputando e não para contribuir com mudanças de comportamentos, de valores e com a qualidade de vida das pessoas, principalmente às excluídas da sociedade consumista.

Se for verdade que viemos ao mundo para uma missão, também será verdade que se não a identificamos em tempo: ou viemos ao mundo a passeio ou teremos que voltar numa segunda chance para fazer o que deveríamos e não fizemos quando podíamos.

Como escreveu Paulo Freire no Livro “Essa Escola Chamada Vida”:

“Sonho com uma sociedade reinventando-se de baixo para cima, onde as massas populares tenham, na verdade, o direito de ter voz e não apenas o dever de escutar...uma sociedade, onde a exigência de justiça não signifique nenhuma limitação da liberdade e a plenitude da liberdade não signifique nenhuma restrição do dever de justiça”.

Só faz sentido uma mudança plena da sociedade se, em primeira instância, a solidariedade for o atributo principal na construção de novos valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post