Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O Brasil da última década coloca em cheque mais de 500 anos de história


Considero o livro de Paulo Nogueira Batista “O Consenso de Washington: a visão neoliberal dos problemas latino-americanos” (Leia aqui), como uma verdadeira obra prima, para que possamos entender de forma clara e simples, o que de fato significou aquela reunião ocorrida em novembro de 1989, na capital do Estados Unidos, com funcionários do governo norte-americano, com os organismos financeiros: FMI, Banco Mundial e BID e com economistas de diversos países.

Essa importante reunião denominada O Consenso de Washington, tratava simplesmente da formatação do projeto de implantação do neoliberalismo na América Latina e Caribe.

O livro trás ainda, com detalhes, qual era o papel da mídia, como por exemplo, convencer a população de que tudo que era pública era ruim e tudo que é privado é ótimo, para que pudessem privatizar a vontade, o papel das ONGs e principalmente o papel dos agentes políticos.

No Brasil a grande promessa para essa empreitada era Fernando Collor, porém os agentes neoliberais descobriram no meio do caminho que estavam sendo passado para trás e aí trataram de promover seu impeachment e apostaram todas as fichas em Fernando Henrique Cardoso, que não os decepcionou, vendendo todo patrimônio nacional e deixando o país cada vez mais dependente do FMI e dos EUA, como estava programado. A leitura do livro dará dados e particularidades precisas sob este triste episódio que praticamente quebrou o país.

Estou fazendo essa pequena introdução para dar continuidade ao assunto anterior, mostrando um Brasil dos brasileiros, bem diferente do que a mídia quer mostrar. Vale ressaltar que é exatamente nesse ponto, que os discursos da Marina Silva, Eduardo Campos, Aécio e adjacências, se situam e se opõem ao Brasil dos brasileiros. Esse será grande embate das próximas eleições.

Trago hoje como centro da análise, a excelente pesquisa desenvolvida pela Fundação Perseu Abramo, com o título: “Os intocáveis (I): A queda da pobreza no Brasil do último decênio”.

Segundo a pesquisa: “No decênio que compreendem os anos de 2002 e 2012, a pobreza decaiu 57,4% no Brasil.

Em termos absolutos foram 22,5 milhões de pessoas que deixaram a condição de pobreza, uma vez que passou de 39,3 milhões de brasileiros vivendo com até 140 reais mensais per capita de rendimento domiciliar em 2002 para 16,7 milhões de brasileiros em 2012. Do universo dos 22,5 milhões de brasileiros que abandonaram a pobreza no último decênio, 74% deles pertenciam ao meio urbano, enquanto 26% eram rurais.

Por conta disso, o número de pobres urbanos caiu 63,1% entre 2002 e 2012, enquanto a quantidade de pobres rurais diminuiu 45,8%. No ano de 2012, o Brasil registrou 9,8 milhões de pobres urbanos, enquanto em 2002 eram 26,4 milhões de brasileiros vivendo com até 140 reais per capita de rendimento mensal domiciliar. No mesmo período de tempo, a pobreza rural decaiu de 12,8 milhões para 6,9 milhões de pessoas”.

O ódio que se estabelece no processo da disputa eleitoral, proferido pelos opositores do governo, ao afirmar que seus maiores objetivos estão voltados a exterminar com o PT e com a hegemonia de seus governos, traduz bem a intenção de levar o país, considerado pela maioria do povo brasileiro, que está comendo melhor, estudando em escolas públicas ou privadas com cotas, comprando suas casas e principalmente trabalhando com carteira assinada, ou de volta ao passado ou como eles falam: fazer mais e melhor, só não revelam para quem trabalham e trabalharão. A contar de seus aliados, compostos por banqueiros, grande empresas, grandes latifundiários e madeireiras, dá para se imaginar a verdadeira intensão e quem os financia.

O mais importante é entendermos que contra dados científicos não há espaço para falsos argumentos. Leia a pesquisa na íntegra, clicando aqui.

“O que mais me emociona é transformar a vida das pessoas".

(Presidenta Dilma ao se referir aos mais de 4000 pessoas que concluíram o PRONSTEC - Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post