Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Você veio ao mundo a passeio ou a serviço?

Figura: coachingessencial.blogspot.com

Essa indagação criada pelo ilustre brasileiro Carlito Maia, remete a reflexão da responsabilidade de cada ser humano frente à sua missão. Imagino que tudo começa com um projeto de vida.

Partindo da triste constatação de que ainda quase metade da população mundial, ou passa fome ou grandes necessidades, a pergunta que fica é o que esperamos para o futuro. Como lidar com essa dura realidade? O que fazer se apenas menos de 200 famílias detém mais da metade da riqueza mundial?

O que faz com que as pessoas almejem tanto chegar ao poder? Quantos estarão comprometidos a lutar contra as desigualdades e incluir o maior número de pessoas?

Defendo a ideia de que uma vitória só vale a pena ser comemorada se esta for para colocarmos em prática sonhos contidos nos diversos projetos de vida, principalmente das pessoas mais necessitadas. Numa vitória, nada é mais gratificante do que a sensação de dever cumprido e que estamos com as mãos e mentes completamente limpas. Por outro lado, nada é mais frustrante do que saber que uma vitória veio a partir de métodos escusos.

Assim, perder em muitos casos, significa a possibilidade de aprendizado, a possibilidade de crescimento, ou o ajuste necessário para revermos se o caminho que estávamos trilhando chegará ao ponto que determinamos como ideal para nosso projeto de vida.

Para as pessoas que vieram ao mundo a serviço, ou estarão trabalhando no sentido de buscar riquezas e poder ou estarão trabalhando dignamente para ter uma boa vida, com a dedicação de parcela de se tempo por uma causa social. Transformando seus sonhos numa militância constante. É certo que isso em muitos casos nos traz muitas desilusões, principalmente pela luta insana de algumas pessoas que transformam o poder a qualquer custo em seu projeto de vida, porém por outro lado, a cada pequena vitória, além de nos encher de alegria, se transforma na certeza de que estamos no caminho certo.

Para os que vieram ao mundo a passeio não há muito o que fazer, pois para qualquer situação que coloque em risco sua zona de conforto, a fuga é a melhor saída.

É necessário ter uma causa na vida, que impulsione e motive nossas vidas. O amor pela causa nos impulsiona vencer obstáculos, vencer a insensatez, vencer o cansaço e vencer principalmente a falta de fé de algumas pessoas.


Não tenham medo nem vergonha de sonhar. Como dizia Paulo Freire, os sonhos devem ser ditos para começar a se realizarem.

Aprendi na vida que mais vale uma marca nas nossas vidas bem definida do que vários rastros moldados a partir da venda de ilusão.



Antonio Lopes Cordeiro
Pesquisador em Gestão Pública e Social
Laboratório de Gestão e Políticas Públicas - Fundação Perseu Abramo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post