Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Curso Plano de Governo e Ações para Governar: uma viagem no universo da gestão pública

Participantes dos 17 cursos

O Curso Plano de Governo e Ações para Governar, da Fundação Perseu Abramo, esteve em 17 cidades sedes, em 6 Estados, chegando a 130 cidades onde o PT governa ou faz parte da gestão, com 599 avaliações por escrito. A extrema maioria das avaliações afirmando que o curso é bom, ótimo e excelente. Além disso, a quase totalidade dos participantes afirma também que o mesmo cumpre o papel a que se dispôs, inclusive superando a expectativa.
No último curso em Guaíra, ouvi do Chefe de Gabinete do Prefeito, algo que me deixou ainda mais feliz: “O curso iniciou de forma totalmente técnica e terminou de forma totalmente emotiva, com envolvimento total dos participantes”.

Imagino ser exatamente isso que buscamos ao ministrar um curso. A motivação não deve ser totalmente explicita, que modifique a essência do curso, porém capaz de motivar os presentes, prender a atenção de todos e deixar um gostinho de “quero mais”. É essa motivação que o enredo do curso se propõe que poderá fazer toda diferença no ato de governar.

O curso faz uma ampla reflexão sobre a forma de governar, a partir de marcas, de uma nova relação com os partidos da base aliada ao propor a criação de um Conselho de Governo, com um novo formato organizativo ao propor internamente um Grupo Gestor que trabalhe as Políticas Públicas e as Ações de Governo de forma integrada e transversal e com a sociedade organizada ao propor a execução da Arquitetura da Participação, num primeiro momento através dos diversos Fóruns e posteriormente através das Coordenadorias ou algo semelhante, sempre a partir da decisão dos atores envolvidos e interessados.

Além disso, segundo vários participantes, o ponto alto do curso é o intenso debate que se estabelece, a partir de temas pré-selecionados e outros sugeridos no momento, fazendo com que os gestores façam uma reflexão sobre o papel de cada um e sobre o modelo de gestão que estão produzindo.

O que faremos em 2014? A repetição do curso, atualizando-o de acordo com a conjuntura, pois imaginamos que o mesmo não se esgotou, até porque ao elaborar o Planejamento Estratégico de Governo, o curso em seu conteúdo vai aprofundando cada parte desse planejamento.

Outros cursos serão oferecidos, como foi sugerido nas avaliações e na proposta da Fundação, porém se depender dos participantes, o curso, não só continua atual como deve continuar, como afirmaram algumas pessoas que assistiram mais de uma vez. Em cada momento e em cada localidade, o curso se vai se adaptando com o principal objetivo de envolver a todos com uma nova proposta de governar e fortalecer o Modo Petista de Governar, Legislar e se Relacionar com os setores organizados da sociedade.

Bem vindo ao mundo do conhecimento, onde cada Política Pública e cada Ação de Governo terá que ser discutida com todos os atores envolvidos, até porque em 2014 a Fundação terá um curso para cada segmento da sociedade e do universo de poder.

Antonio Lopes Cordeiro
Pesquisador em Gestão Pública e Social
Laboratório de Gestão e Políticas Públicas - Fundação Perseu Abramo
toni.cordeiro1608@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post