Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

domingo, 22 de dezembro de 2013

O que significou caminhar com um curso de gestão pública por várias prefeituras do país e o que vem pela frente


Participantes do Curso de Gestão Pública em Guaíra/SP

Posso afirmar sem medo de errar que em 2013 ganhei um belo presente: ser convidado pelo Marcio Pochmann, para junto com ele levar o nome da Fundação Perseu Abramo para as diversas prefeituras que o Partido dos Trabalhadores governa, é vice ou faz parte da gestão, ao coordenar uma das ferramentas da Área de Conhecimento da FPA, que integra o Laboratório de Gestão e Políticas Públicas, que é: Cursos de Capacitação em Gestão e Políticas Públicas nas Prefeituras Petistas.

Para essa tarefa, escolhemos iniciar pelo curso Plano de Governo e Ações para Governar, um curso rápido de 20 horas, com um conteúdo dinâmico, sempre atual e com um intenso debate, provocando os gestores a saírem da zona de conforto e governar com a população. Além disso, oferecer um conteúdo capaz de fazer os participantes conhecer o universo da gestão pública, a dinâmica da máquina e os desafios de governar, de integrar as Ações de Governo e as Políticas Públicas, assim como de exercitar uma gestão participativa, ao organizar a sociedade no sentido de respeitar o direito de participação e de controle social.

A recepção dos mais de 600 participantes das 130 prefeituras que participaram do curso não deixa dúvidas. Segundo as avaliações por escrito, o curso atende e supera as expectativas, levando conhecimentos organizativos, de planejamento e principalmente de como se relacionar com os setores organizados da sociedade. O curso leva ainda algumas experiências importantes, como por exemplo, a de Araraquara no governo do Prefeito Edinho com o Conselho Político de Governo, a de Osasco no Governo do Prefeito Emídio com a Sala de Gestão e Planejamento e a de Artur Nogueira na gestão do Prefeito Marcelo Capelini com o Grupo Gestor de Integração e Planejamento.

Um dos momentos mais importantes foi o depoimento do Prefeito de Santo Cristo no Rio Grande do Sul, no curso que estavam presentes participantes de 21 cidades: “O curso que na minha avaliação é muito bom, pois nos traz um olhar novo da gestão pública e a possibilidade de uma nova forma de governar , mesmo que seu conteúdo não tivesse nenhuma importância, mesmo assim teria valido a pena, pois possibilitou o encontro e reencontro com o debate político e ideológico e do modo petista de governar”.

O curso possibilita um raro momento, onde gestores dos diversos segmentos da gestão pública, incluindo prefeitos e vereadores, têm a possibilidade de discutir, por exemplo, se o ato de governar é um meio ou um fim, se estamos preparados para a gestão participativa, mesmo sabendo que a oposição estará presente ou ainda que sociedade temos e que sociedade queremos.

A área de conhecimento da FPA – Fundação Perseu Abramo em Gestão e Políticas Públicas terá quatro áreas:
1. Mestrado Profissional em Políticas Pública
2. Curso de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Públicas (Continuidade do Curso atual)
3.  Curso de Capacitação e Difusão de Conhecimento (Extensão Universitária)
4. Curso de Capacitação em Gestão e Políticas Públicas para as Prefeituras onde o PT governa, é vice ou faz parte da gestão (Continuidade do Curso atual) e outros cursos rápidos oferecidos de forma semipresenciais.
Mais informações no endereço: http://novo.fpabramo.org.br/node/9956

Se for certo que até a natureza conspira contra ou a favor, de acordo com os nossos pensamentos, e também se depender das 600 avaliações positivas do curso, 2014 será um ano extraordinário na continuidade do nosso trabalho, pois teremos, além da divulgação institucional, todas essas pessoas com possibilidade de darem seu depoimento, até mesmo a partir do que escreveram nas avaliações, dizendo que o curso levou aos municípios motivação suficiente para acreditarmos que o melhor está por vir.

Para as pessoas interessadas em Gestão Pública teremos no início do próximo ano, numa universidade da Região Metropolitana de Campinas, alguns cursos de Extensão Universitária, assim como um Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública.

Como vim ao mundo à trabalho e nesse trabalho meu maior tempo dedico em plantar, não tenho dúvidas que 2014 será o ano da colheita.

Antonio Lopes Cordeiro
Pesquisador em Gestão Pública e Social
Laboratório de Gestão e Políticas Públicas - Fundação Perseu Abramo
toni.cordeiro1608@gmail.com

Um comentário:

  1. Sempre que se propõe uma dialogo consistente e com conteúdo é sagrado.(como dizia o Paulo Freire).
    Vamos escrever outras conversas , foi de grande valia este espaço criado por vc. professor Toni, Parabéns e sucesso sempre.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post