Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Que tal um movimento nacional? “Quem me trata como “garrafinha” não me representa”


O que é "garrafinha"? Para quem não está acostumado com essa linguagem vamos a algumas explicações. Trata-se de um termo usado nos bastidores do mundo da política, para determinar quem tem força, prestígio e o que é mais importante: muitos votos. Não se trata de base política e sim de pessoas, que não recusarão a um pedido daquele ou daquela que consideram como líder. Uma base política requer interação, organização e principalmente um projeto que seduza as pessoas e por ele todas estarão juntas para o que for necessário.

Para algumas pessoas que enxergam o mundo da política como uma oportunidade de se dar bem e não como um campo de ação política e social em busca da liberdade das pessoas excluídas do processo econômico e social, para que base? As “garrafinhas” são suficientes, principalmente porque, enquanto não se libertarem não haverá cobranças e nem reclamarão.

Numa situação como essa, a política vira um negócio, um espécie de escambo, onde pessoas, ou seja, o voto delas ou o apoio são trocados por posições políticas, cargos ou prestígio, seja num partido, numa instância qualquer de poder, numa entidade de bairro ou mesmo numa ONG. O método é o mesmo e os resultados também. As pessoas que vem votar a pedido de alguém são contadas e vulgarmente chamadas de “garrafinhas”. Quem tem mais "garrafinhas" é considerado "o cara", preparado inclusive para ser um candidato a vereador, a presidente dessa ou daquela entidade e portanto respeitado nesse meio.

Não parece uma coisa engraçada ter “garrafinhas”? Mas o que tem de engraçado para um ser humano, que bem poderia se interessar pela boa política, saber que é apenas uma moeda de troca, como se fosse um objeto ou mesmo um animal irracional?
Para entender essa questão tem ir à raiz do problema. "Garrafinhas" não falam, não se revoltam, têm dificuldades de entender que são usadas e principalmente estão sempre dispostas a servir. Em geral são pessoas simples que imaginam estar prestando um grande serviço.

Todo indivíduo que se diz liderança que, ou acha essa prática normal, ou convive com ela sem se revoltar, não pode ser chamada ou comparada com uma liderança e sim como um oportunista de plantão. Líder que é líder implode as “garrafinhas”, libertando as pessoas de seus casulos, trazendo-as para a discussão do texto e contexto e principalmente capacitando-as para que nunca mais alguém possa confundi-las ou usá-las como “massa de manobra”. Um líder de verdade não tem medo de sua base de apoio. Seja o que for fala abertamente.

Hoje consigo entender perfeitamente porque, apesar de me considerar um militante político de uma causa humanitária, sempre rejeitei e combati a chamada "ditadura do proletariado". Todo ditador necessita de milhares de "garrafinhas" e não de pessoas conscientes.

Quero só ver quando as “garrafinhas” rolarem morro abaixo, levando com elas tudo o que as aprisionam, rompendo barreiras ou simplesmente passando por cima de quem não só as usam, mas, sobretudo se apoderam do que tem dentro delas.

Que tal unir essas “garrafinhas” e criar um grande movimento de revolta e libertação. Esse movimento poderia se chamar: “Quem me trata como “garrafinha” não me representa”. “Garrafinhas” do país: uni-vos!

“Desrespeitando os fracos, enganando os incautos, ofendendo a vida, explorando os outros, discriminando o índio, o negro, a mulher, não estarei ajudando meus filhos a serem sérios, justos e amorosos da vida e dos outros.”  - (Paulo Freire - Pedagogia da Indignação, 2000).


Antonio Lopes Cordeiro
Pesquisador em Gestão Pública e Social
Laboratório de Gestão e Políticas Públicas - Fundação Perseu Abramo
toni.cordeiro1608@gmail.com

Um comentário:

  1. Boa Toni, excelente artigo, pena que quando uma garrafa explode, outras aparecem em seu lugar, e tambem ha indivíduos que adoram ser garrafinhas.
    Grande abraço!

    Rogerio Santa Rosa

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post