Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O produto mais cobiçado na era informação à disposição gratuitamente para a militância do Partido dos Trabalhadores


A ideia de ampliar o conhecimento dos filiados do Partido dos Trabalhadores levou a Fundação Perseu Abramo, a criar novas ações oferecendo capacitação e formação para todos do Partido, independente da formação acadêmica e se materializando numa das maiores contribuições que o mesmo já teve em seus 33 anos de vida. É algo que quebra os muros, invade as “caixinhas de poder” e, sobretudo socializa o saber, evitando que alguns que tem conhecimentos guardem para si e quem não tem sejam tratados apenas como “garrafinhas”, a serem trocadas por votos em momentos oportunos.

Referindo-me a área que coordeno que é o Programa de Capacitação Continuada para as Prefeituras, ouvi do Prefeito de Guaíra, cidade onde fizemos um dos mais interessantes cursos de gestão Pública: “A Fundação Perseu Abramo chegou à base do partido e na gestão pública na parte mais delicada que é na discussão do modelo de gestão”. Algo que contribuirá cada vez mais na consolidação do Modo Petista de Governar, que hoje já não é só do PT e sim também de sua base aliada. O Prefeito não só trouxe seus gestores para o curso, como também participou ativamente com sua companheira do início ao final do curso, avaliando o encontro como algo imprescindível.

É importante registrar que os militantes de outrora do Partido dos trabalhadores estão ficando velhos e o Partido necessita se renovar, com sangue novo, com gente nova, com pessoas interessadas na vida partidária, mas, sobretudo com o compromisso de levar o partido por um caminho programático, fugindo dos atalhos mercantilistas. A meu ver não existe outra forma de fazer isso se não for pelo caminho da formação técnica e política. É justamente isso que essa nova proposta, criada pela Fundação Perseu Abramo, na gestão do companheiro Marcio Pochmann está fazendo. Cursos para todos do Partido.

No ano passado foram 1000 pessoas que passaram por esse tipo de capacitação, sendo 400 no Curso de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Públicas e 600 pelo Curso Plano de Governo e Ações para Governar, que chegou a 130 prefeituras em 6 Estados da Federação.

As metas para esse ano são audaciosas, pois pretende capacitar 6000 filiados e gestores, em Mestrado, em Pós-Graduação, em três cursos para as Prefeituras e uma novidade que é o Curso Difusão do Conhecimento. Esse último voltado para toda a militância do partido, sem necessidade de formação acadêmica, que será ministrado por 16 especialistas renomados do país, que lançaram seus livros no Fórum Ideias para o Brasil. Um verdadeiro encontro com quem pesquisou o que se espera do Brasil do futuro. Mais informações poderão ser obtidas no endereço: http://www.fpabramo.org.br/conhecimento.

Socializar as informações e o conhecimento é dar oportunidade das pessoas aprenderem a pensar estrategicamente, aprender como elaborar uma proposta e o mais importante, como coloca-la em prática.

Trata-se de uma revolução silenciosa onde às massas populares poderão tocar no conhecimento e onde os intelectuais sairão de seus casulos e se encontrarão com a base do partido. Quem conseguir enxergar tudo isso como uma grande oportunidade, estará, não só melhorando a gestão do partido, como principalmente colaborando para a construção de novas alternativas de ocupação do poder.

Como dizia Paulo Freire, as pessoas não deviam ter medo de socializar seus conhecimentos achando que alguém poderá se apropriar dos mesmos e lhe tirar do cenário, pois segundo ele, o mais interessante da vida é saber que alguém absorveu o que lhe foi ensinado, ampliou esse conhecimento e amanhã, além dele ser grato pelo que recebeu, poderá também ser um disseminador dessa obra prima que é o saber.


Feliz daqueles que estiverem prontos quando forem convocados para uma grande missão.

Antonio Lopes Cordeiro
Pesquisador em Gestão Pública e Social
Coordenador do Programa de Capacitação Continuada em Gestão Pública
Fundação Perseu Abramo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post