Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Como você lida com seus sentimentos?

Fonte da Imagem: http://mrgomelli.blogspot.com.br/

Após alguns medos, euforias, certa dose de raiva, mas ao mesmo tempo um amor incondicional à vida, às pessoas e pelo projeto que a vida me ofereceu, de forma quase atrevida, me arrisco a escrever sobre os sentimentos humanos. Em especial àqueles que podem nos levar ao centro do universo da nossa existência ou tão distante dele que jamais alguém nessa situação poderá se encontrar.

Diante dessa decisão, me vejo curioso a observar as pessoas que vieram ao mundo a trabalho, que mesmo diante de tantos obstáculos simplesmente vão fazendo, como se nada fosse capaz de contê-las. Como se o resultado do que fazem gerasse satisfação suficiente para ir muito além de seus momentos de introspeção, de medos ou de tristeza. Algo onde a superação invade a alma e alimenta a razão de viver.

Por outro lado, me chama também a atenção outras pessoas, que parecem que vieram ao mundo a passeio ou ainda para atrapalhar quem faz o que elas não conseguem dar conta e se desesperam ao verem alguém à sua frente, agindo de forma tão simples que até parece brincadeira. Algo sombrio, onde os sentimentos ruins são seus únicos parceiros. Na verdade essas pessoas lutam contra elas mesmas.

Todos os dias, seja em que ambiente for, nos deparamos com essas duas formas de encarar a vida e de vez em quando também com pessoas do mal. Alguém que veio ao mundo por engano, com capacidade de destruir sonhos e se enveredar para sempre num mundo de trevas.

Na busca de respostas para essas formas de existência, dizem os estudiosos que os seres humanos têm a sua disposição cinco sentimentos para quem busca a luz. Entendendo a luz como o ponto de encontro ao que se almeja e ao que de fato cada um busca em termos de projeto de vida, ou então aquele brilho que não sabemos explicar de onde vem e qual sua intensidade. São eles: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Amor.

Entender esses sentimentos em suas dimensões no sentido de usá-los a nosso favor, acaba se transformando numa enorme necessidade, pois do contrário poderão gerar momentos sem volta. O desconhecimento ou a falta de habilidade para lidar com cada um deles pode gerar uma mistura de euforia, depressão, pânico, ódio e às vezes até mesmo de um estranho sentimento que absorve o ser humano e pode levá-lo a ações e reações inesperadas. Tudo em demasia demonstra descontrole. Como diz o poeta: "rir de tudo é desespero".

Como buscar o equilíbrio? Como descobrir claramente qual a nossa missão na vida? Como respeitar o limite das pessoas para que não cobremos o que elas não são capazes ou ainda não estão prontas para executar? O que fazer para adquirirmos a confiança suficiente capaz de nos conduzir aos resultados com qualidade que queremos? Como estimular as pessoas para que elas usem o que possuem de melhor?

É bem provável que algumas dessas perguntas jamais iremos descobrir suas exatas respostas, pois a vida vai nos absorvendo e vamos nos embrutecendo de acordo com o meio em que vivemos. Porém, se moldarmos com o tempo e a sabedoria o nosso projeto de vida, é bem capaz de chegarmos a um momento onde estaremos usando esses sentimentos, que pode nos acometer a qualquer momento, para tirarmos de cada um deles as lições que a vida nos vai oferecendo.

Com as lições que a vida nos oferece aprende-se também que, assim como não podemos cobrar das pessoas o que essas não estejam preparadas para nos oferecer, pois cada um ou uma tem seu tempo e isso emana na tarefa fantástica de ajudá-las nessa descoberta, cada um nós também temos que achar nossos limites, tanto em termos racionais, como principalmente no lidar com corpo e alma. Esse encontro poderia ser descrito como um verdadeiro ato de sabedoria.

Descartar o que nos faz mal pode funcionar como a catarse que necessitamos, porém isso tem que ser alicerçado no ato de perdoar, não como a necessidade de consertar o que se quebrou, mas com o simples objetivo de criar espaços no coração e mente para novas emoções que nos façam bem.

Uma coisa é certa: quem veio ao mundo a passeio com certeza não perceberá que a vida passa tão rápido e de repente já passou, porém, quem veio ao mundo a trabalho, com o livre propósito de servir, encontrará em cada momento e cada sentimento a razão de sua existência e a inspiração suficiente para dizer: valeu e valerá.

Sábios serão aqueles que buscarem nas experiências de vida referenciais para ampliar o que é bom e não cair na tentação de repetir o que lhe fez e faz sofrer.


Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Pesquisador em Gestão Pública e Social
Coordenador do Programa de Capacitação Continuada
em Gestão Pública da Fundação Perseu Abramo
toni.cordeiro1608@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post