Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

domingo, 27 de abril de 2014

Uma revolução silenciosa promovida pela Fundação Perseu Abramo está em curso

Encerramento da Primeira Turma do Curso de Pós-Graduação

Estive nesse final de semana participando do encerramento da Primeira Turma do I Curso de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Públicas da Fundação Perseu Abramo, ligada ao Partido dos Trabalhadores, nas diversas atividades, principalmente nas apresentações dos TCCs dos concluintes.

Entre os participantes uma mistura de alegria, expectativa e nervosismo por ter que apresentarem seus trabalhos para uma banca. Algo que uma boa parte daquelas pessoas nunca experimentou. Seja pelo fato de alguns estarem fora das universidades há tempo e outras que nunca fizeram a defesa de um TCC.

Pouco a pouco, de um em um, as apresentações completavam um cenário, aonde seus atores iam descobrindo o prazer de suas obras, o reconhecimento das bancas e o prazer principalmente de terem chegado a um importante ciclo em suas vidas.

A sensação que tive foi de ter ocorrido uma verdadeira revolução na vida daquelas pessoas, tamanha era a concentração durante as apresentações e a alegria no termino de cada uma. Algo que ao mesmo tempo em que possibilitou a integração e o encontro de pessoas com afinidades partidárias comuns de várias localidades do país, ampliou seus conhecimentos, divulgou essa nova fase do Partido e da Fundação e ofereceu referenciais que possibilitarão o envolvimento dessas pessoas em várias atividades, seja em que campo for, porém com uma nova visão mais ampliada com esses novos conhecimentos. Em síntese uma nova possibilidade de voltar a sonhar.

A mensagem do Presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, em sua aula não deixa dúvidas quanto ao compromisso de cada um. Ao responder uma pergunta de um participante, disse ele: “Vocês serão protagonistas do Partido no futuro e as mudanças que o partido necessitar ocorrerá com vocês”.

São homens e mulheres em que muitos deles se apresentaram carentes de conhecimentos ao entrar e ao chegarem ao final de suas participações, saíram irradiando felicidade, como se de uma hora para outra, tudo aquilo que parecia impossível para muitos, simplesmente aconteceu e isso é de um valor incomensurável. Os pagamentos pela adesão aos cursos com certeza se realizarão na ampliação de suas militâncias e na possibilidade da socialização de parte desse conhecimento absorvido com outras pessoas do Partido e da sociedade, criando uma nova rede em busca de objetivos comuns.

Assim foi, está sendo e será com os atores da Capacitação em Gestão Pública nas prefeituras onde o Partido está presente; com os atores do Curso Difusão do Conhecimento, democraticamente oferecido a todos e todas filiados e filiadas que tenham formação até o ensino médio; com a primeira turma formada e as turmas que virão da Pós-Graduação e com certeza para aqueles que comporão a Primeira Turma do Mestrado.

O Partido dos Trabalhadores que já tinha uma tradição na formação política com a Escola Nacional de Formação, com a criação pela Fundação Perseu Abramo da Área de Conhecimento que compõe o Laboratório de Gestão e Políticas Públicas, composta pelas quatro áreas de Capacitação Tecnopolítica: Mestrado, Pós-Graduação, Difusão do Conhecimento e Gestão Pública, está na verdade construindo um processo revolucionário silencioso, onde o ponto de encontro é o saber.

No sentido de ampliar esse importante trabalho e a utopia de uma nova sociedade, assim como consolidar o modo petista de governar, legislar e de participação na sociedade, a Fundação Perseu Abramo convoca homens e mulheres petistas a se juntarem aos que já estão participando, para que num futuro próximo o conhecimento, que até então era privilégio de poucos possa ser ampliado para todos os integrantes do Partido dos Trabalhadores e principalmente para os buscam uma nova compreensão de suas militâncias por uma causa humanista.

Numa sociedade desigual em plena Era do Conhecimento, a utopia de uma nova sociedade: fraterna, justa e igual, com certeza passará pela apropriação e socialização do saber.

Parabéns a todos e todas que estão participando desse novo momento do Partido dos Trabalhadores.
Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Pesquisador em Gestão Pública e Social
Coordenador do Programa de Capacitação Continuada
em Gestão Pública da Fundação Perseu Abramo
toni.cordeiro1608@gmail.com


2 comentários:

  1. Sim, amigo Toni... Recebemos conhecimentos sem igual... Até mesmo os mais politizados tiveram que rever alguns de seus conceitos. Sou muito grata ao meu Partido - PT, claro! - e estarei procurando multiplicar esses conhecimentos adquiridos e/ou aperfeiçoados. Só estou meio triste - e aí peço seu apoio para tentarmos reverter o quadro - porque, apesar da importância da iniciativa, apesar de, na verdade, termos como primeira turma até mesmo ajudado a construir este curso (fomos cobaias), ninguém falou em formatura. O Partido dos Trabalhadores merece! Nós merecemos. Vamos viabilizar isto?

    ResponderExcluir
  2. Olá Jane
    Sua sugestão é altamente viável.
    Imagino que a Fundação, através do Coordenador do Curso, Greiner, já devem estar tramando algo que contemple esse belo momento.
    Abraço

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post