Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

O que será do Brasil agora sem o seu justiceiro de plantão?

Os seguidores do Sr. Joaquim devem estar se perguntando: E agora o que fazer sem o nosso sanguinário justiceiro de plantão? Quem vai combater o mal dos nossos inimigos? O que vamos noticiar agora nos veículos do PIG? Qual será a próxima paródia a ser usada pelos candidatos que prometem fazer mais e melhor, mas nunca fizeram? Quem vai fritar os políticos nossos inimigos e quem vai defender nossos aliados?

Eu jamais em tempo algum imaginava que o tão poderoso Supremo Tribunal Federal chegasse a uma situação dessas. Alguém que se diz dono da verdade, a partir da sua ira pessoal, atropela a justiça, cria fundamentação fantasiosa e coloca em xeque o trabalho da casa e o respeito de seus pares. Tudo isso em nome do poder econômico e político conservador que o elegeu como seu homem de confiança.

É inacreditável que em nome de uma lei alterada, o mesmo delito, segundo vossa senhoria, só sirva para um partido e para os demais todas as possíveis brechas da lei. Os possíveis desvios de conduta não pesam de forma igual e muito menos tem o mesmo tratamento. Para os amigos as brechas da lei e para os inimigos a prisão. Assim foi no caso Azeredo do PSDB, do DEM de Brasília e do PT. Não estamos falando de “Caixa Dois” e sim de desvios de verbas públicas, tanto no caso do Azeredo como principalmente do DEM de Brasília, no entanto só quem foi preso foram representantes do PT. Uma nítida demonstração de vingança e não de justiça.

Em regras gerais, a AP 470 é uma aberração, pois cria um elemento novo para denominar o que já existe desde que o processo eleitoral começou na vida política do país. O chamado “Caixa Dois” corre solto país afora. Como fazer uma campanha de um candidato, deixa-lo bonito na fita, criar argumentos convencíveis e ainda ter espaço em rádio, jornal e TVs, sem falarmos em alguns milhões? De onde vem essa verba?

Há na verdade uma inversão de valores. A maioria da população, que aprendeu que política não se discute, também incorporou a ideia de que não há necessidade de participar, pois se vota em alguém que em tese lhe representa. Isso faz com que não se conheça em quem está votando e tampouco se sabe o que essa pessoa está fazendo em seu nome. Assim, a maioria vota por obrigação e enxerga todos os políticos como ladrões e a política como uma coisa ruim, pois é isso que a velha mídia fala, escrevem e determinam. Uma grande contradição no processo de democracia.

Outro fato gravíssimo passa quase que despercebido diante dos olhos da população e principalmente longe dos holofotes do PIG. Estou me referindo ao papel das empresas no processo de corrupção. Alguém já ouviu falar que as empresas sejam culpadas pela corrupção no país? Algum órgão de comunicação já anunciou algo parecido? Tenho certeza que não.

O Ministro Chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, afirmou há tempos atrás, que não há corrupção sem corruptor e, portanto não haveria corrupção, ou pelo menos diminuiria e muito, caso as empresas não aceitasse a chantagem da propina do dez por cento. Além disso, enquanto a corrupção visível no país gira em torno de 85 bilhões de reais ao ano, a sonegação é pelo menos quatro vezes mais. No entanto as empresas nem aparecem no noticiário, apenas quem recebeu a propina.

Esse cidadão que hoje se foi, na verdade queria ser um candidato sem partido, uma espécie de golpe institucional, mas como seu teto é de vidro bem fininho, sua vida começou a ser exposta em alguns veículos de comunicação e logo trataram de tirá-lo da pauta.

Com certeza levará algum tempo para o STF voltar a ter a credibilidade que tinha, assim como levará outro tanto para que a direita raivosa, o PIG e os extremistas encontrem outro aliado tão fiel.


Já vai tarde Vossa Excelência! Vá viver com sua aposentadoria milionária e participar da vida política direitosa defendendo seus aliados.
Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Pesquisador em Gestão Pública e Social
Coordenador do Programa de Capacitação Continuada
em Gestão Pública da Fundação Perseu Abramo
toni.cordeiro1608@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post