Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sábado, 4 de outubro de 2014

Carta aos amigos indecisos



Caros Amigos e Amigas

Amanhã será a festa da democracia transformada em eleições. Trata-se de um direito constitucional conquistado com muita luta, prisões, torturas e mortes, causadas por aqueles que queriam o Brasil só para eles. Só para a elite. O poder econômico e o poder militar decidiram por mais de 20 anos, a partir de um golpe, o que eles queriam para o Brasil e o povo ou assistia sem fazer nada ou era barbaramente perseguido.

É natural que grande parte da população ainda esteja indecisa em quem vai votar ou ainda se vale a pena votar. Primeiro porque infelizmente não se aprende na escola o direito de cidadania, assim como a importância da democracia e segundo pelo fato do massacre midiático ser violento. Todos os dias rádios, tvs jornais e revistas ligadas à velha mídia, entram casa a dentro da população e  a faz entender que tudo que é estatal é ruim, que a política não presta ou ainda que todos os políticos são ladrões.

É importante notar que o PT é o partido mais amado e odiado, na mesma proporção, pelo simples fato de ter intervido num processo que durou 502 anos. Elegemos o primeiro operário por duas vezes e vamos reeleger a primeira mulher como Presidenta. Não é algo simples para a direita raivosa e os que odeiam povo entenderem. Além disso, o PT é o único que tem bandeiras históricas em defesa do povo humilde e por todos aqueles que não voz na sociedade. Não é por acaso que a Presidenta Dilma criou um decreto rumo a uma Política Nacional de Participação Social. Ou seja, ter a população na discussão e defesa de qualquer política pública.

É evidente que grande parte dos políticos e dos partidos é exatamente o que falam. Desviam recursos para benefício próprio ou para o Caixa Dois de campanha, não tem projeto, não ouve a população, não respeita as instâncias representativas e de quebra aprova leis para seu grupo de apoio e não para a população mais carente. Porém, não são todos e generalizar a situação só afasta ainda mais o povo da política e de seus direitos.

O que tem que ser entendido é que apesar de tudo isso que relatei, temos muitas pessoas comprometidas eleitas e candidatas a um novo cargo. Como separar uma coisa da outra? Como não ir na onda perversa da imprensa que tem dono e candidatos?

Imagino que uma das formas seja lendo, se informando e principalmente participando das discussões futuras, cobrando do seu candidato um projeto participativo e um conselho de mandato.

Generalizar os fatos e a política é tão emburrecedor como achar que é só ir num tempo e rezar ou orar que está salvo. Fazem-se mediocridades e safadezas durante a semana e tentam se purificarem nos finais de semana. Somente a solidariedade contínua, que é a maior ideologia, pode colocar a sociedade em equilíbrio. Só o bem pode vencer o mal. Só a esperança pode vencer o ódio.

Em regras gerais, a boa política é algo muito simples que a mídia e os políticos de má fé, por razões muito particulares, fazem questão de esconder para confundir a cabeça do povo e assim afastar a possibilidade de qualquer interesse pela participação da sociedade nas decisões políticas. Basta saber que as eleições para os cargos legislativos, como Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual, são tratadas em último plano pela mídia e são essas pessoas, que uma vez eleitos, farão as principais leis que podem mudar as vidas dos eleitores para melhor ou para pior.

É importante que os mais novos saibam que antes de 2002 era impossível um jovem arrumar emprego, pois não havia. Ou ainda um jovem e negro estudar numa universidade pública, fazer um curso técnico e ter perspectiva de vida. Grande parte deles deixavam o Brasil em busca de oportunidades em outros países. 

Não havia um plano de capacitação técnica como o Pronatec que já formou mais de 8 milhões de jovens. Havia inclusive um Decreto Federal criado pelo FHC, proibindo o Brasil de construir Escolas Técnicas. Além disso, os jovens pobres não podiam sonhar com algo melhor para suas vidas, pois não tinham condições de pagar as faculdades particulares e não tinha um sistema de bolsas como tem hoje para a população mais pobre. É notório que esses jovens aproveitam as portas abertas e rendem muito mais do que aqueles que tudo cai do seu para eles.

É inegável que a Brasil é outro. Ao invés de dívida com o FMI é ele quem deve ao Brasil. Ao invés de empréstimos solicitados agora o Brasil tem um Fundo Soberano. Ao invés de desemprego estamos agora no pleno emprego. Ao invés de aluguel e favela agora a população pobre tem casa própria. A população pobre agora tem também mais médicos para lhes assistir. São por essas e por inúmeras outras coisas acontecidas que além de votar 13 de ponta a ponta peço sua atenção. Amanhã ou avançamos com Dilma para um futuro ainda melhor ou mergulhamos no passado novamente dos tempos de FHC e Collor. Lembre-se que André Lera Rezende, um dos mentores do golpe na poupança apoia Marina e todos os tucanos de FHC estão com Aécio.

O meu voto de amanhã não será só em pessoas e sim no projeto que elas representam. Projeto esse que em pouco mais de dez anos mudou a cara do nosso país, tirando-o do estado servil frente aos americanos e o mundo, pagando a dívida externa e fazendo com que milhares de pessoas possam trabalhar com carteira assinada, ter seus filhos estudando com bolsas, inclusive no exterior, morando numa casa própria, sendo atendida por um médico mesmo na periferia, trabalhando no campo e sendo assistido e centenas de outros benefícios, como é o caso da transparência no governo, onde é possível saber onde o dinheiro da população esta sendo aplicado. Para isso basta entrar no Portal Transparência Brasil.

É por tudo isso que votarei 13 de ponta a ponta, destacando Dilma, Padilha e Suplicy e voto assim porque não quero um Brasil só para mim.

Quando você entrar na cabine de votação lembre-se apenas que seu voto de amanhã será um cheque em branco assinado para quem você está delegando como seu representante.

Boa sorte e nos encontraremos nas ruas comemorando a vitória.

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Coordenador do Programa de Capacitação Continuada em Gestão Pública
Fundação Perseu Abramo
toni.cordeiro@ig.com.br

Um comentário:

  1. BOA NOITE
    MUDA BRASILLLLLLL
    Pesquisa Ibope: Dilma tem 47% dos votos válidos; Marina, 28%, e Aécio, 22%
    DILMA 1º TURNO
    outubro 2, 2014 19:02
    Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo-se intenções de votos brancos, nulos e eleitores indecisos, Dilma tem 47% das intenções de voto, contra 26% de Aécio Neves e 23% de Marina Silva.
    04/10/2014-As últimas sondagens recem-concluídas do Vox Populi para a campanha de DIlma indicam que ela está a meio ponto de vencer no primeiro turno.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post