Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sábado, 27 de janeiro de 2018

RAÍZES HISTÓRICAS: FANTASMAS SANGRAM NOSSA DEMOCRACIA

É preciso debruçar-se sobre o período republicano para compreender as raízes golpistas das forças que sempre atuaram contra a Democracia. A História pontua e demonstra que a ruptura democrática ocorrida em 2016 não foi um fato isolado dentro da nossa História, mas uma reincidência histórica, tramada inclusive pelos mesmos atores de outrora, pelo uso dos mesmos instrumentos ideológicos e pelos mesmos grupos.
Tragicamente a História do Brasil trás em sua narrativa sucessivos golpes, e essa prática foi herdada pelo regime Republicano, inclusive a República nasceu de um golpe contra a Monarquia, não que a Monarquia fosse positiva. Não era, de forma alguma, mas a República não foi instaurada, ela foi outorgada pelas mesmas classes que hoje sangram a Democracia. Por isso, é elementar uma análise histórica do período Republicano na História do Brasil, uma vez que o momento em que vivemos tem raízes e ocorrências dentro da República.
A observação sobre fatos e fatores políticos que antecederam o Golpe Parlamentar de 2016 torna a compreensão dos acontecimentos mais clara para a compreensão dos acontecimentos contemporâneos, pois todos os eventos históricos estão interligados no tempo e no espaço. É preciso compreender as amarras de cada ocorrência e seu respingo na sociedade em que estamos inseridos.
Concretizado o Golpe Parlamentar de 2016 que depôs a Presidenta eleita, Dilma Rousseff, a elite orgânica, a mídia e o judiciário são sem sombra de dúvida os maiores beneficiados, pois além de participarem diretamente da administração pública estão usufruindo de cargos, de privilégios e dinheiro público, para através das reformas impopulares e à custa do direito do Povo Trabalhador manter-se no poder ao lado do governo mais impopular da história desse país, isto é, do Sr. Michel Fora Temer.
Os fatos ocorrentes no Brasil desde 2016 são mais sequências de páginas da nossa história que tem em seu enredo o ataque à Democracia, dias que nos envergonham tal qual1964, pois são páginas marcadas como mais um dos capítulos da História Republicana onde mais o Estado Democrático de Direito foi violado.
A condenação de Lula pelas duas primeiras instâncias num processo sem uma prova contundente e indiscutível torna Lula mais um Tiradentes, mais um Arraes, mais um Jango, mais um Gregório Bezerra, mais um brasileiro que tem sua liberdade cerceada pelos golpistas que transitam pela História do Brasil em diferentes épocas, mas com a mesma máscara, com o mesmo objetivo: Sangrar a Democracia.
Cibele dos Santos Silva
Pós-graduada em História
Belo Jardim-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post